Como votar

Para votar em uma consulta há dois caminhos possíveis:

a) acesse o link “Consultas eleitorais” no portal minhaUFMG, no canal “Sistemas”, grupo “Aplicações Administrativas” ou

b) acesse o sistema de consultas a partir do site consultas.ufmg.br.

Antes de conhecer as telas do Sistema de Consulta que você percorrerá para votar, veja o fluxo que é seguido durante a votação.

Diagrama do fluxo de votação. Comunicado da realização da consulta seguido por aguardar o início, seguido por acessar o minhaUFMG ou o site consultas.ufmg.br, seguido por localizar consulta, seguido por copiar token, seguido por link para consulta, seguido por escolher opção desejada, seguido por validar o voto fornecendo token, seguido por finalizar voto, fechando em voto realizado.

Diagrama do fluxo de votação.

Ao acessar o Sistema de Consulta será exibida uma lista das consultas nas quais você consta como participante, estejam elas encerradas, em andamento ou não iniciadas.

Votação encerrada, votação em curso e votação ainda não aberta.
Tela inicial do Sistema de Consulta contendo uma lista das consultas nas quais você consta como participante.

A lista contém o nome da consulta, o Token para votação, o link para acesso à cabine de votação, bem como outros documentos relacionados a cada consulta listada.

Caso a votação esteja encerrada ou não iniciada não são exibidos o token e o link de votação.

O Token é sua chave para realizar a votação, depositando o voto na urna. Ele é pessoal e único, sendo específico e válido para uma única consulta. Não informe seu Token para outras pessoas.

Copie seu Token, utilizando o botão “Copiar token” antes de selecionar o link  de votação, pois será necessário fornecer o Token para validar seu voto.

Ao selecionar um link de votação, você será direcionado a uma cabine de votação no sistema Helios Voting que é o responsável pela coleta, criptografia, guarda e posterior apuração das consultas na UFMG.

Tela inicial do Sistema de Consulta contendo o Título da consulta, o Token da consulta, o link para cabine de votação e link de acesso para documentos da consulta.

Ao copiar o Token utilizando o botão “Copiar token” será exibido um aviso “Token copiado com sucesso.”.

Aviso "Token copiado com sucesso" gerada pelo sistema.

Na primeira tela da cabine de votação se encontram o nome da consulta e a descrição  dos próximos passos para realizar a votação:

  1. Escolha as opções de sua preferência.
    Você pode avançar ou retornar pelas páginas livremente.
  2. Revise e Confirme suas escolhas.
    Suas escolhas são cifradas em segurança no ambiente do seu navegador e você receberá um número para rastreio de sua cédula.
  3. Envie sua cédula cifrada.
    Você será solicitado a fazer seu acesso no sistema Helios Voting, utilizando o Token que foi copiado, para poder enviar sua cédula cifrada para a totalização.

Em seguida selecione o botão “Começar”.

Tela inicial da cabine de votação contendo o nome da consulta, as instruções para votação e o botão "Começar".

A próxima tela exibirá o pleito, as opções de voto a serem selecionadas e o botão “Prosseguir”.

Após selecionar sua opção de voto clique no botão “Prosseguir”.

Tela de escolha exibindo o pleito da consulta, as opções de escolha de voto da cabine de votação e o botão prosseguir.

Na tela seguinte será exibida a opção de voto escolhida.

Nessa tela existe um link para auditar o voto e um link para que seja feita a revisão do voto, caso sejam necessários, e o número de rastreio da cédula na consulta.

Caso seja necessário alterar o voto selecione o link “editar minha escolha” e repita os passos para escolha do voto.

Se a revisão não for mais necessária selecione o botão “Enviar meu voto” para dar prosseguimento ao processo de votação.

Tela da etapa de revisão do voto na cabine de votação. Contém o link para auditar o voto, opção escolhida com link para editar o voto, o número de rastreio da cédula e o botão "Enviar meu voto".

Na próxima tela será exibido seu login do minhaUFMG e será solicitado que seja fornecido o Token de segurança, aquele que você copiou anteriormente na lista de consultas. Isso permitirá a validação segura da cédula de votação. Use a função ou em seu computador para informar o Token. É importante observar que durante o período válido para esta consulta é permitido alterar e reenviar novamente o voto, até que se encerre o prazo de votação.

Nesta tela também estará exibido o código localizador da cédula caso seja necessário a verificação do processo.

Após fornecer o Token, selecione o botão “enviar cédula” para encerrar o processo de votação.

Tela da cabine de votação contendo o login minhaUFMG do participante e o campo para inserção do Token fornecido na tela inicial do Sistema de Consulta, o código localizador da cédula e o botão "Enviar cédula".

A última tela da cabine de votação exibe a confirmação de envio do voto com sucesso assim como o código localizador da cédula.

A votação está encerrada!

Cuide da segurança do seu voto, se assegurando de que ninguém utilizará seu computador ou dispositivo, posteriormente, sem que você tenha feito logout no portal minhaUFMG e fechado o navegador.

Tela final da cabine de votação contendo a mensagem de confirmação do envio da cédula, o código localizador da cédula e um link para retornar a tela inicial da cabine de votação.